Hoje comemora-se o dia da formação do Estado de Israel

by

O Estado de Israel nasceu no dia 14 de Maio de 1948, tendo sido proclamado em Telavive, na sequência do voto das Nações Unidas, a 29 de Novembro de 1947, que recomendava a divisão da Palestina do mandato britânico
em dois Estados, um judeu e um árabe.
 

A 14 de Maio de 1948 estavam reunidos os membros do parlamento provisório sionista para decidirem quanto ao futuro do Estado de Israel. Nesse dia, às 24 horas terminaria o mandato Britânico na Palestina. 

As fronteiras demarcadas pelas Nações Unidas, ocupadas pela força das tropas Judaicas encontravam-se cercadas pelos exércitos muçulmanos da liga Árabe, prontas a esmagarem o novo Estado logo que este fosse proclamado. 

David Bem Gurion, Secretário-Geral do Partido Trabalhista judeu lê a Declaração do Estabelecimento do Estado de Israel recordando que tanto a Declaração de Balfour, como a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas tomada a 27 de Novembro de 1947, reconheciam ao povo Judeu o direito de constituir o seu próprio estado da Palestina, acabando seu discurso dizendo «decidimos, devido ao nosso direito histórico, natural e por força da decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas no estabelecimento de um Estado Judaico em Erets-Israel que passará a usar o nome de estado de Israel .» 

À meia noite do mesmo dia o Estado de Israel era criado oficialmente. Minutos depois, a liga Árabe (Tranjordânia, Egipto, Iraque, Síria e Líbano) invadiam o novo Estado. Os E.U.A. foram a primeira nação a reconhecer Estado de Israel como um pais independente. O exército árabe era mais numeroso e melhor armado mas os judeus eram mais disciplinados e mais bem chefiados e lutavam pela sobrevivência. Por isso conseguiram resistir o tempo suficiente para receberem reforços em armamento e treinar jovens de ambos os sexos para defrontar os árabes que não esperavam grande resistência e subestimaram os árabes. Resultado desta guerra de 1948/49: vitória israelita que conseguiu além de expulsar os árabes, aumentar em 1/3 o seu território.

7 Respostas to “Hoje comemora-se o dia da formação do Estado de Israel”

  1. adepto da justiça Says:

    … E assim, mais uma vez pelo baptismo com sangue, judeus maltratam a humanidade. Não chegou terem assassinado Jesus Cristo, continuam com o beneplácido dos EUA na senda da guerra e da carnificina até aos dias de hoje a fazer judiarias na Terra.
    Está na hora de banir essa corja malvada da superfície terrestre e restituir a Terra Santa aos seus legítimos donos.

  2. Antony Says:

    Achei estranho que alguém que se intitula O “Adepto da Justiça” queira banir da face da terra algum povo dela, mesmo que sejam os israelitas. Esse tipo de mentalidade não se contenta com pouco. Logo surgirão outros “banimentos”. O e-mail desta pessoa destila um ódio que tem permeado a historia da humanidade por milênios e semeado a guerrra, morte e destruição. Para esta gente nunca há paz.

  3. wesley Says:

    a bliblia diz que israel tinha que ser reconstituida isso e so mais um sinal da vinda de cristo!!! e gerras averiao mas ainda nao era o fim.

  4. JANIO LEMOS Says:

    Isto mesmo vamos devolver a terra de Israel a seus legitimos donos.Quem Fez o universo cujo planetinha chamado terra faz
    parte foi o D-us de Avram Itzchak e Yacov e esse mesmo D-us
    deu a nossa Pai Avram e para nós seus filhos essas terras.Quem diz que nós demos banho de sangue em alguem desconhece totalmente a história de nossa nação. Meu conselho para esse adepto da justiça é que ele ou ela conheça os fatos antes de contribuir com palavras tão ridiculas quanto estas pois falar sem conhecimento é tolice (Burrice).
    E quanto a Jesus Cristo, estude mais sobre a sua história dentro do contxto judaico que voce vai se surpreender a respeito de sua verdadira história.

  5. cestlavie Says:

    quem em sã consciência acreditaria que DEUS daria terrenos a algum homem….
    por favor
    por isso continuam se matando
    pela total falta de razão caiam na real
    mas certamente tem gente se beneficiando dessa ignorância e a alimentando, como sempre
    adonai

  6. roberto Says:

    Jesus não veio como pedra de tropeço,mas se torna assim para aqueles que o rejeitam Ele pode ser pedra angular ou seja direção para aqueles que o recebem como ajudador e senhor , receba-o pois Ele te ama muito e morreu para que voce tivesse vida e vida abundante de uma chance a Ele

  7. chico Says:

    Odiar o povo judeu,é o mesmo que odiar “JESUS CRISTO,OS APOSTOLOS OS PROFETAS ABRAÃO,ISAQUE E JACÓ”.Se você tem uma bíblia confira essas passagens:Gn 12:1a3-Ezequiel cap 36 e cap 37 -Isaías 66:8.E como cristãos,devemos orar pela paz de Jerusalém…Salmos 122:6 O apostolo Paulo diz:..que pela transgressão de Israel,é que veio a salvação dos gentios.Romanos11:11 ” pense nisso.

Deixe um comentário