Reflexão de Joaquim Armindo

by

O ALIVIO

 

O alívio é “uma diminuição de carga, fadiga, de sofrimento”, e aliviar “desoprimir, dar alívio a, atenuar, suavizar, consolar (aquelas palavras aliviam-me…)” . Uma determinada pessoa, não sendo uma ilha, quer fisicamente, quer psicologicamente, que possui uma “carga”, a desagrabilidade de carregar, de estar afectada, mesmo que não possua o conceito do UNO e do MÚLTIPLO, ou seja, a sua vida não seja compartilhada com outrem, enquanto ENTE, mas só requeira o AMOR DE AMIZADE, se não consegue digerir por si, que a normalidade dos actos diz que é verdade, só pode desoprimir-se, aliviar-se, se compartilhar isso com o ENTE ou o amigo. Se, porém, o conto não se faz, dado que as palavras não aliviam, então isso significará a perda do UNO, ou melhor a sua nunca existência, ou do Amor de Amizade. Porque se o quotidiano, seja qual for, constitui uma profunda fadiga fazê-lo sentir a quem é ENTE, é uma negação da PESSOA enquanto vivencial, uma negação da vida.

Não é possível existir relação séria onde a partilha do SER é escamoteada, porque tradutora de mais sofrimento, estaremos perante uma contradição entre sentimentos que dizemos ter e a sua prática. Só a prática de uma teoria, leva a oferecer-nos enquanto dom ao outro, porque se este dom sofre de arritmia, enquanto movimento sofredor, traduz uma doença arterial, então o “coração” não bate, e acaba por morrer. Não se poderá afirmar, então, uma dualidade de procedimentos e de caracteres, porque levará à mentira e à obcecação. Isso é deprimente, e em vez do aliviar, estamos no castigo de falar disso a outrem, seja ENTE ou PESSOA, na sua diversidade. Por isso não existem matérias tabus, mas declarações que acalmam.

Se, porém, não aclamam, então a relação é inquinada, não existe alívio, e não será procedente a sobrevivência dos ENTES, ou até da AMIZADE, dado existir uma ocultação da vida que produz sofrimento. E se esse sofrimento é duplo, isto é, é dirigido vectorialmente em dois sentidos contrários, no que não se quer, e naquele que se quer, uma NEGAÇÃO é evidente, e pelas evidências confirmamos a verdade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: