Artigo de Joaquim Armindo, publicado no Voz Portucalense

by

A NOSSA MISSÃO

 

“Missão é também a promoção do desenvolvimento, da justiça e da paz entre os povos. Missão não é só anúncio; é também presença, diálogo e partilha de valores entre os povos e religiões. Missão, é por fim e também, defesa da natureza e da criação, da terra, do ar, da água, dos recursos naturais, de um modelo de sustentável, respeitador da Natureza e das gerações futuras” (Editorial da Além Mar, junho de 2012).

“Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa”, está escrito no livro do Génesis (1,31), no poema épico da criação da humanidade. Tudo era bom! Só que existimos nós, com defeitos e virtudes, com pecado e omissão, a agarramos nesta liberdade e aspergimos com o sol tórrido da autosuficiência e da indignidade humana. Não toleramos, vestimo-nos com fatos domingueiros, bem dourados, mas sem a sustentabilidade do Espírito. Exigimos direitos, mas falta-nos o sonho da utopia, de vivermos como irmãos, de juntarmos o lobo e o cordeiro, na Paz de Jesus, que não é uma qualquer, mas o anúncio do perdão e da dignidade humana, da reconciliação e da justiça, do bem de cada um, só e quando existir o bem comum.

Estamos às portas de um acontecimento mundial, onde cerca de duzentos países estarão presentes, mais de cem chefes de estado, na Rio+20, a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, na defesa da Natureza e da Criação, a que não podemos ficar indiferentes. Ao mesmo tempo e na mesma cidade, do Rio de Janeiro (Brasil), acontecerá uma conferência paralela, o Conclave dos Povos, onde milhares de pessoas representantes de ONG e outros organismos, discutirão e serão a denúncia, daquilo que por incapacidade os “chefes dos povos” não tiverem a suficiente coragem para defender.

Curiosamente, e por coincidência, celebramos o 50º aniversário desse grande Concílio do Vaticano II, convocado por João XXIII, e os nossos bispos reunir-se-ão, em Roma, para dar um novo folego à Evangelização, afinal para animar a nossa Missão. E Jesus foi tão simples ao expressá-la: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura, e batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo”. Tão simples e nada complicada a nossa Missão, ela hoje neste Universo sem fim, e falando a todos, e, principalmente, aos senhores dos vários poderes, é a defesa dos povos, da liberdade, da justiça, da fraternidade, da criação, da natureza e desta sustentabilidade (económica, ambiental, social e cultural), até atingirmos a graça de sermos saudáveis e vivermos, com a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Cada um de nós é responsável por isso! No silêncio do teu quarto, unido a Jesus, pergunta-te o que tens feito para que tal aconteça.

Joaquim Armindo

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: