Jornadas de Portas Abertas 2011

by

https://i2.wp.com/ec.europa.eu/news/images/regions/111007.jpg

Representantes regionais e locais reúnem-se em Bruxelas de 10 a 13 de Outubro para trocar ideias sobre como fomentar a competitividade, o crescimento e o emprego.

Este evento anual destinado a promover o desenvolvimento regional reúne cerca de 6000 representantes eleitos de mais de 200 cidades e regiões de toda a Europa.

Este ano, os participantes debaterão o futuro da política regional da UE e as propostas da Comissão para reforçar a eficácia do financiamento ao abrigo do orçamento para 2014-20.

Debruçar-se-ão, em particular, sobre os contributos que as regiões podem dar para a estratégia para o crescimento e o emprego, fundamental para a recuperação económica da Europa.

Entre os temas que serão abordados, figuram:

  • garantir um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo – através da investigação e inovação, tecnologias digitais, estratégias regionais e urbanas para diminuir as emissões de carbono, eficiência energética, acção climática, criação de emprego, luta contra a pobreza e a exclusão social;
  • melhorar os resultados dos projectos financiados pela UE – através da partilha de boas práticas e estratégias de desenvolvimento comuns;
  • reforçar a cooperação entre regiões vizinhas – como identificar necessidades e abordagens para fazer face a problemas comuns.

Até ao final de Novembro, terão também lugar mais de 250 eventos organizados pelos municípios e regiões, que chamarão a atenção para a contribuição destas entidades para uma Europa mais sólida do ponto de vista económico. Entre esses eventos, incluem-se conferências, actividades culturais, festivais e exposições.

A título de exemplo, será organizada no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 21 de Outubro, uma conferência sobre as consequências para Portugal da estratégia europeia para a região do Atlântico, na qual se procurará elucidar os participantes sobre as relações entre os instrumentos marítimos desenvolvidos pelo país e a estratégia europeia para o Atlântico, que sendo o único oceano adjacente aos países da UE oferece múltiplas oportunidades de desenvolvimento.

Entre outras actividades que ocorrerão em Portugal, há ainda a destacar a realização em Coimbra, no dia 26 de Outubro, de uma jornada consagrada à divulgação das mais recentes tecnologias do sector dos cuidados de saúde e das soluções médicas tendo em vista promover os contactos entre empresas, clientes, utilizadores finais e investigadores, para fomentar novos negócios, projectos e parcerias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: