Ainda à Noite, Poesia Portuguesa: Francisco Rodrigues Lobo

by

Cantigas coimbrãs


Mancebo do prado,
Não tragas espada,
Porque onde há tais olhos
Para que são armas?

Mancebinho louro,
Andai descoberto,
Tomareis mil almas
No vosso cabelo.

Tornai-me meus olhos,
Mancebo do verde,
Que andam trás de vós
E não sabeis deles.

Tornai-me meus olhos,
Mancebo do roxo,
Que vão da minha alma
Para o vosso rosto.

Não quero ser dama
Do dos olhos brancos,
Que tem mil amores
E nenhum cuidado.

Não quero ser dama
Do dos olhos negros,
Que tem mil amores
E nenhum segredo.

Vinde-vos, meus olhos,
Vinde-vos da serra,
Não vos queime o sol
Que vos tem inveja.

Pois fiquei na serra,
Vinde-vos do campo,
Quequem ama muito
Não espera tanto.

Fora-se o meu damo
A lavrar no monte,
Quero-me ir com ele,
Não venha de noite.

Fora-se o meu damo
A gradar no vale,
Quero-me ir trás ele,
Que outrém não lhe agrade.

Lume dos meus olhos,
Se fores à vila
Levai-me nos vossos,
Vireis mais asinha.

Pois ides à vila
Ninguém vos contente,
Que os rostos toucados
Muitas vezes mentem.

Francisco Rodrigues Lobo

Deixe uma Resposta

