Por Terras da Maia: Moreira

by

Moreira é uma freguesia portuguesa do concelho da Maia, com 8,75 km² de área, 10 280 habitantes (2001) e 8 309 eleitores inscritos (2005). Densidade: 1 174,9 hab/km².

Nesta freguesia, no lugar das Pedras Rubras, situa-se o Aeroporto Internacional do Porto, chamado Francisco Sá Carneiro ou, em virtude do local onde está implantado, de Pedras Rubras.

História

A Freguesia de Moreira é, sem sombra de dúvida, uma das mais históricas e antigas da região de entre Douro e Ave, ou seja, “da Mui Antiga Terra da Maia”. Com efeito, Moreira, a “Villa Moraria”, como é referida pelos notários de meados da Idade Média, aparece, pela primeira vez de forma segura referida em documentos do início do Séc. X, isto é, quase dois séculos antes do nascimento de Portugal.

Em Moreira veio acampar o exército de D. Pedro IV, desembarcado em Pampelido, em 1832, num local do lugar de Pedras Rubras ainda hoje chamado, por essa circunstância, “Praça do Exército Libertador”. Moreira era, assim, a terra de Portugal continental onde, pela primeira vez, acampava o Exército Liberal, que marchando sobre o Porto, daria início à Guerra Civil de que resultaria o Regime Contitucional que iria perdurar até à Implantação da República.

A vila de Moreira é, hoje, uma das mais progressivas freguesias do Concelho da Maia. Atravessada por excelentes vias de comunicação, onde se realçam a E.N.13, o I.C.24 e a linha do Metro do Porto: Estádio do Dragão- Póvoa de Varzim (Linha B) e tem, inserida na sua área geográfica, a maior zona industrial do País. Sou desta vila até morrer!-Fábio Costa

Património Construído

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: