Ao Domingo: Texto de Joaquim Armindo (publicado no Voz Portucalense)

by

ÁGUA VIVA

A “CRISE”

Não sou economista, mas sei o que é o défice, o que ganho e o que gasto, aquilo que tenho de poupar, onde invisto. Ao longo da vida senti o feroz capitalismo e o derrubar da economia centralista, verifico os rumos que muitos querem seguir, agora sobre o nome de “capitalismo construtivista”, o engodo para mais um balão de oxigénio. Poderei ser ingénuo até, mas ouso sustentar uma outra atitude, a da economia social e solidária, um novo paradigma, outra atitude frente às pessoas, mas com elas e delas. Esta é a economia da cooperação, não da competição, entre pessoas, organizações e povos, numa nova ética mundial. É verdade que entre economia social e a economia solidária existe uma diferença, é que naquela interessa a democracia, mais que a ética, mas não pode existir uma economia sem ética, sem participação ativa das populações, o que só pode entender-se como solidário e fraterno.

Tudo isto me faz lembrar que Jesus, que conste, não era economista, mas solidário até à morte, vivia e vive os problemas de todos, e num sinal extraordinário, inaugura uma nova ordem económica, do pouco faz muito, e de meia dúzia de pães e de peixes, para uma multidão esfomeada que participou nos seus ensinamentos (o “comício da montanha”), provou ser possível uma humanidade que daquilo que tem, pode fazer o muito, para todos, até porque Deus é Criador de tudo, e não poderia cometer o pecado de não a criar sem o suficiente. Existe uma “crise” é bem verdade, mas de ética, de solidariedade, duma nova forma de entender cada pessoa. Trata-se de contrapor, e a Igreja, que não sabe, também, de modelos económicos, é a voz desta forma de proceder, uma economia de solidariedade e fraternidade.

Eis Jesus frente às multidões famintas, do pouco a fazer muito; eis os cristãos hoje e agora, escutando os sinais, e a poder afirmar que a ética e a economia solidária, são a fonte, de todos terem pão e viverem na Criação de Deus.

 

Joaquim Armindo

Diácono Permanente

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: