Soares Franco: “Lucílio Baptista acabou a carreira na final da Taça da Liga”

by

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, foi esta noite à SIC-Notícias, no programa “Dia Seguinte”, dizer que o Benfica atacou o clube de Alvalade e o seu presidente através do seu director de comunicação, João Gabriel. E disse que o árbitro Lucílio Baptista deixou de ter condições para continuar a apitar, depois da arbitragem polémica do jogo da final da Taça da Liga.

Questionado sobre se Lucílio Baptista devia ser castigado, Soares Franco disse que o juiz setubalense deixou de ter condições para continuar a arbitrar. “Não tem qualquer tipo de condições para arbitrar em Portugal e seria uma afronta arbitrar o Sporting”, disse. “Ele próprio deve estar sobre uma enorme pressão… Acabou a carreira no dia em que arbitrou a final da Taça da Liga”, rematou, dizendo que “não há nenhum benfiquista de boa fé que não reconheça que foi uma injustiça aquela grande penalidade”.

Soares Franco disse ainda que os “leões” saíram muito prejudicados do “derby”. “O Sporting foi muito penalizado pela arbitragem de sábado, mas o pior foi, nas últimas 24 horas, ter assistido às justificações que quer o árbitro quer o fiscal-de-linha [Pais António] deram”, afirmou sobre o lance da grande penalidade assinalada a 17 minutos do fim do jogo de sábado, no Algarve. “Passam a existir duas regras: marcar por intuição e por percepção, com a agravante de ter aceite a opinião de um fiscal que está a 50 metros… é completamente impossível”.

E comentou o lance. “O único fiscal-de-linha que está na linha da jogada diz que não viu. Há pernas, há braços, há coxas, há cabeças – e o árbitro vê mão e por intuição marca penálti? É preciso muita coragem, entre aspas…” E continuou. “Não há razão nenhuma para o arbitro estar 45 segundos a falar com o fiscal-de-linha antes de confirmar a grande penalidade”. Para Soares Franco, faltou coragem ao juiz para voltar atrás. “Ele viu que não tinha sido penálti e tem consciência de que aquiilo não era penálti e não inverteu a decisão”.

O presidente leonino também questionou o (excessivo) silêncio da Comissão de Arbitragem. “O Sporting tem inúmeras queixas da arbitragem e chegou ao limite depois deste escândalo e acho inadmissível o silêncio do presidente da Comissão de Arbitragem, que deveria ter feito qualquer coisa como a abertura de um inquérito”.

“Pedro Silva tem muitas atenuantes para não ser castigado”

Soares Franco disse ainda que o presidente da Liga teve medo de falar. “Hermínio Loureiro teve medo e na Liga não vieram dar a cara. Se não nos acobardarmos e fecharmo-nos na nossa concha só piora as coisas. Metade ou dez por cento disto não tinha acontecido”, afirmou, confidenciando o telefonema de Hermínio. “Tive um telefonema dele hoje. Disse que tinha ficado muito satisfeito pelo jogador do Sporting [Pedro Silva] ter pedido desculpas”, contou.

Sobre Pedro Silva, o presidente do Sporting disse não querer pronunciar-se sobre um eventual castigo ao jogador, mas lembrou que tem “tem imensos factores para atenuar qualquer castigo que lhe venha a ser imputado”.

Ao que já foi dito acrescento eu que o facto de Lucílio Baptista não ter referido no seu relatório a peitada que levou do Pedro Silva, nem o gesto de Paulo Bento para o relvado dizendo que o que se estava a passar era um roubo, é bem a prova que Lucílio Batista sabia o que estava a fazer e não tinha consciência tranquila. Alguém acredita que o árbitro não se tenha dado conta da atitude do jogador do Sporting, quando depois da peitada até foi obrigado a recuar? E a forma como olhou o atleta depois do acto é de quem não se deu conta? É por isso que reafirmo que o que se passou no Algarve não se tratou de um erro de arbitragem mas sim de um ROUBO premeditado. Enquanto estes senhores não forem exemplarmente punidos, é a crise de valores a instalar-se no país, e tudo ficará cada vez pior.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: