Uma economia altamente qualificada

by

Segundo um relatório da União Europeia, um mercado de trabalho em expansão requer uma mão‑de‑obra cada vez mais qualificada.

Nos próximos oito anos, a economia europeia deverá criar cerca de 13 milhões de novos postos de trabalho, sobretudo em áreas baseadas no conhecimento. As necessidades de uma mão‑de‑obra altamente qualificada serão cada vez mais prementes.

Esta é a principal conclusão das primeiras previsões europeias sobre as necessidades de qualificações publicadas pelo  CEDEFOP – Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, que procurou determinar quais são as qualificações e competências importantes para que os trabalhadores europeus continuem a ser competitivos.

Este estudo confirma que a economia dos países europeus tem vindo a abandonar progressivamente a agricultura e a produção industrial em benefício dos sectores baseados no conhecimento. Segundo as previsões, até 2015, cerca de 30% dos postos de trabalho exigirão um nível de qualificação elevado ou, por outras palavras, um nível universitário. Muitos dos postos de trabalho de baixo nível exigirão mesmo mais do que qualificações elementares. Já hoje, cerca de 80 milhões de pessoas realizam um trabalho não manual e altamente qualificado, o que representa aproximadamente 38 % da população activa da União Europeia (210 milhões de pessoas).

Para não perderem o comboio, os trabalhadores têm de ter uma formação permanente. As estratégias de aprendizagem ao longo da vida serão essenciais.

 Estas previsões dão uma ideia mais precisa das áreas em que irão provavelmente surgir os défices de qualificações. As informações disponibilizadas poderão ajudar os jovens e os menos jovens a identificarem as suas necessidades de formação e de aprendizagem para prepararem adequadamente as suas carreiras futuras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: